A criação deste é dia obra do artista Alfredo Guati Rojo (1918 - 2003), que em conformidade com a UNESCO, estabeleceu, desde o ano 2000, o dia 23 de novembro, como o DIA MUNDIAL DA AQUARELA. O Maestro Alfredo Guati Rojo, artista e mestre da aquarela, dedicou-se por mais de 40 anos ao ensino, difusão e propagação desta arte.
Criou a Sociedade Mexicana de Acuarelistas em 1964, nesta época com treze membros, e a presidiu por muitos anos. Em 1967 fundou o Museo Nacional de La Acuarela, na cidade do México. Primeiro museu do mundo dedicado especificamente à aquarela, que há mais de 40 anos de sua fundação realiza mostras nacionais e internacionais. Com una coleção permanente de mais de 300 obras, desde a época pré-hispânica, século XIX até a aquarela contemporânea. Recentemente remodelado o Museo de la Acuarela, oferece um amplo panorama da história da aquarela no México, assim como de la pintura a aquarela contemporânea mexicana e internacional.
Em 1994, juntamente com o Museo Nacional de La Acuarela, o Mestre Alfredo Guati Rojo iniciou na sede do Museu as Bienais Internacionais de Aquarela, que em 2008 realizou sua 8ª edição.
Os artistas da ABA-Núcleo de Aquarelistas tem participado das Bienais do México desde 1996 ininterruptamente. O Museu hoje leva o nome de Museo Nacional de La Acuarela “Alfredo Guati Rojo”.
-
Museo Nacional de La Acuarela “Alfredo Guati Rojo”
Coyoacan DF México
Portanto neste dia 23 de novembro, Dia Mundial da Aquarela, nossas homenagens a estes artistas Alfredo Guati Rojo e Iole Di Natale que compartilharam suas vidas com a arte e a aquarela, que com seus esforços e dedicação formaram artistas, difundiram e engrandeceram a Aquarela.
Vila Berti no 3, 2000aquarela s/ papel, 27,5 x 24,3 cm
-
Bacana saber disso! Pra mim é novidade e cada vez mais me faz interessar e aproximar dessa maravilhosa arte! Obrigado pela postagem.
ResponderExcluir