quarta-feira, 25 de maio de 2011

ARTISTAS DA ABA NA 5ª BIENAL NACIONAL DE GRAVURA - OLHO LATINO


Zilá Troper premiada na
5ª Bienal Nacional de Gravura - Olho Latino

A 5ª Bienal Nacional de Gravura - Olho Latino - aberta em 14 de maio no Centro de Convenções e Eventos de Atibaia, SP, mostra 243 obras de 147 artistas de várias regiões do país, artistas indicados pelo curador, convidados e selecionados pela comissão julgadora composta pelos gravadores: Celina Carvalho, Kenichi Kaneko e Paulo Cheida Sans. A curadoria é do Paulo Cheida Sans.


O Museu Olho Latino de dia(acima) e à noite (abaixo)


O evento recebeu 271 inscrições e foram selecionados 114 artistas. O júri de premiação composto Kenichi Kaneko e Paulo Cheida Sans e pela artista consagrada, Olga Flores, professora da Especialidade Gravura da Pontifícia Universidade Católica do Peru.
Para o curador do evento, Paulo Cheida Sans, “a participação de Olga Flores no júri de premiação é um modo especial de trazer uma importante gravadora para analisar a situação atual da gravura brasileira sob a visão de quem conhece e participa assiduamente de mostras internacionais”.
Na questão técnica, a maioria das obras foi realizada mantendo a tradição ética da gravura. A Bienal está representada por xilogravuras, gravuras em metal, serigrafias e litografias. O evento também estimula a gravura em todas as suas manifestações, indicando novas possibilidades para a apreciação desta arte, assim como demonstram gravuras apresentadas como vídeo performance.
Durante a abertura aconteceu a performance do Grupo Teatral Pirandello de Itapira, SP, orientado pelo artista Valner Cintra, e para caracterizar o sentido nacional da mostra, houve a apresentação de danças típicas do Centro de Tradições Folclóricas, coordenado pela profa. Maria Cristina Polezel, e a da Banda da Escola Preparatória de Cadetes do Exército.

Imagens da abertura da 5ª Bienal
 
 






O curador Paulo Cheida Sans falando durante a entrega dos prêmios

Na abertura da 5ª Bienal foram anunciados e entregues os prêmios aquisitivos e honoríficos, distribuídos conforme a decisão do júri de premiação. Entre os premiados está nossa associada Zilá Troper, agraciada com o Prêmio Olho Latino. A ABA-Núcleo de Aquarelistas ainda está representada pelas participações de seus artistas Ana Dora Partos, Altina Felício, Cassiano Pereira Nunes, Ivone Beltran e Maria Pinto. Abaixo imagens de trabalhos dos artistas da ABA que participam da Bienal.


Zilá TroperTensões


Zilá Troper - Transposições


Altina Felício - Série Olhos d'Água


Cassiano Pereira Nunes - Circunstâncias e devaneio


Ivone Beltran - Blecaute, o segundo apagão de São Paulo


Maria Pinto - Jardim noturno



Ana Dora Partos  e seus trabalhos




5ª Bienal Nacional de Gravura - Olho Latino

Curadoria: Paulo Cheida Sans.
Realização: Museu Olho Latino e da Secretaria de Cultura e Eventos - Prefeitura da Estância de Atibaia - com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural.
Abertura: 14 de maio, às 19h.
Período da mostra (Convidados e Selecionados): 14 de maio a 25 de junho de 2011.
Período da mostra (Ala Histórica - Acervo): 14 de maio a 04 de junho de 2011.
Visitação: de terça a sábado, das 09h às 17h
Local: Museu Olho Latino - Centro de Convenções e Eventos "Victor Brecheret"
Endereço: Al. Lucas Nogueira Garcez, 511 - Parque das Águas - Atibaia, SP
Informações: Tel. (11) 4412-7776.

2 comentários:

  1. parabéns a todos os artistas, excelentes trabalhos!não posso deixar de dizer que meu preferido é Tensões. Zilá Torper você arrasou!!!!

    ResponderExcluir
  2. O artista fica feliz em mostrar seu trabalho e quando ele é reconhecido vem a vitória do criador, parabéns Zilá, você venceu!

    ResponderExcluir