domingo, 19 de julho de 2009

EXPOSIÇÃO ANUAL 2009



















EXPOSIÇÃO ANUAL 2009
Caderno de Artista / Projetos
Abertura 4 de agosto de 2009 às 20h00
Espaço Cultural Eugénie Villien – Faculdade Santa Marcelina
Rua Dr. Emílio Ribas, 89 – São Paulo SP
exposição de 5 a 21 de agosto de 2009
2ª a 6ª da 8h00 às 20h00

Participantes:
Anna Vieitas, Carmen Seiler, Cecília Leal, Célia Custarella, Claudia Bhurna,
Eddy Tricerri (caderno abaixo 1), Eduardo Nadai, Helena Muller (caderno abaixo 2), Heloisa Pessoa, Ilma Ponte, Iole Di Natale, Lílian Arbex, Lucia Novo, Marco São Pedro, Margarida Gregori (caderno abaixo 3), Maria Inês Lukacs, Maria Laura de Azevedo Marques, Maria Luiza Mello, Marina Martinelli, Neuza Mattos, Norberto Stori, Norberto Ximenez, Rosemary Granata, Sandra Nunes, Silvia Raso, Sima Woiler, Suely Cauduro e Zila Troper.
O caderno de Artista é um grande instrumento onde se organizam referências visuais, anotações e projetos das obras. São caminhos, possibilidades e registros significativos para a compreensão do processo criativo que revelam detalhes, muitas vezes ausentes na obra final. Os mecanismos de percepção e os critérios seletivos de armazenamento são pistas que revelam o diálogo do artista com seu próprio projeto na busca de realizar seu desejo.
Picasso considerava que qualquer coisa de sua obra tinha antes que passar por seu caderno de projetos, são verdadeiros diários.
A espontaneidade do gesto em suas pinturas é o resultado do processo de experimentação e descobrimento através do desenho, das colagens e dos estudos de tintas e cores estudados em seus cadernos.
Para chegar à pintura de "Les Demoiselles D'Avignon" foram feitos oito cadernos de projetos.
Constantemente os Artistas necessitam anotar um pensamento fugaz,uma observação,uma nova composição.
O Caderno de Artista passa a ser considerado como um documento privilegiado para o resgate de um momento importante do trabalho criativo.
Esta exposição reúne vários desses cadernos de Artistas Aquarelistas que tem este hábito de registrar e capturar em suas páginas imagens de viagens, pensamentos reflexivos, referências de cores, recortes e fotos num verdadeiro mosaico de importantes informações que futuramente serão solicitados e resgatados em seu processo de trabalho.
Com esta mostra a Associação Brasileira de Aquarela e da Arte sobre Papel e o Núcleo de Aquarelistas FASM reforçam sua postura de que respeitam e valorizam não só a obra final mas todo caminho percorrido para se chegar nela.
Valdo Rechelo
Curador



PROJETO RIO PARAÍBA DO SUL
-

GUARAREMA
Excursão à cidade de Guararema, SP para pintura ao ar livre às margens do Rio Paraíba do Sul, como parte do Projeto Rio Paraíba do Sul. GUARAREMA, Brasil.
22 a 24 de maio de 2009.(acima o rio Paraiba do Sul em Guararema, abaixo os artistas em Guararema, no hotel e pintando ao ar livre)



-
PARAIBUNA
Excursão à cidade de Paraibuna, SP para pintura ao ar livre às margens do Rio Paraíba do Sul, como parte do Projeto Rio Paraíba do Sul no qual mais quatro cidades às margens do rio serão visitadas. PARAIBUNA, Brasil. 27 a 29 de março de 2009. (abaixo o rio Paraibuna na cidade do mesmo nome e os artistas ).

















Exposição
TRABALHOS FEITOS EM PARAIBUNA
Projeto Rio Paraíba do Sul

Fundação Cultural Benedicto Siqueira e Silva, Paraibuna, Brasil. 6 a 30 de junho de 2009. (abaixo aspectos da abertura da exposição)


3ª TRIENAL INTERNACIONAL DE LA ACUARELA
Museu Bolivariano de Arte Contemporâneo, Quinta de San Pedro Alejandrino, Santa Marta, Colômbia. 27 de maio a 31 de julho de 2009.(abaixo aspecto da exposição e obras dos artistas do Núcleo/ABA que participaram)
-

Maria Inês Lukacs
Lembranças, 2009, 59 x 70 cm
Cassiano Pereira Nunes
Territórios imprecisos XVI, 2008, 25,5 x 57 cm
Maria Laura de Azevedo Marques
Série: Entre Serras e Mares XV, 2008, 38,5 x 56,5 cm
Maria Lúcia Panizza
Série Desenhos da Semente IV, 2008, 25,5 x 57 cm
Zilá Troper
Rupturas, 2007, 39 x 57 cm

Nenhum comentário:

Postar um comentário